domingo, 10 de agosto de 2014

Decepção





Coisas que aprendi sobre a decepção:


Cada um vê uma realidade. É essa realidade que faz com que você escolha certas palavras e tome determinadas decisões. 

Eu levei tudo o que ouvi para o lado pessoal porque aquelas palavras que estava ouvindo não combinavam com a minha versão da realidade. As minhas ideias são centradas em mim mesma e me deixam cega para outras possibilidades. Eu só vejo as coisas do meu ponto de vista, só observo o meu lado da história, as minha lembranças, meus desejos e minhas esperanças. 

Eu crio uma expectativa em relação a resposta do outro e ignoro tudo ao meu redor. Ignoro todas as possibilidades que o outro me traz. O seu ponto de vista, o seu lado da história, as suas lembranças, seus desejos e esperanças. Ignoro toda a fonte de onde as palavras que me decepcionaram vieram. 

Entender esse processo me ajuda a ver as coisas de uma outra forma e não cair na armadilha da tristeza.





Muitas pessoas falam só da boca pra fora. No fundo, elas não querem realmente dizer todas aquelas coisas.

Depois de muito observar, eu pude perceber que muitas vezes a reação das pessoas não reflete a verdade sobre elas. Na verdade, aquele soco na boca do estomago e aquele chute na virilha são reações de defesa. São aquelas paredes de concreto que construímos para esconder nossas vulnerabilidades. Só com muita paciência e amor é que dá para derrubar essas paredes e ver a verdade de cada um. 

Algumas vezes, basta um pequeno pisão no pé para desencadear uma enorme reação. A decepção é certeira. As respostas ríspidas vêm a tona, porém elas têm muito mais a ver com as batalhas internas de cada um, do que com a discussão sobre o pisão no pé! 

É preciso lembrar que nem sempre as pessoas estão bem. Ninguém está bem o tempo todo. Não dá pra levar tudo para o lado pessoal e achar que aquilo é sobre você. Dedique pensamentos positivos e boas vibrações do mesmo jeito que você faz com você quando não está bem. Pronto. 

Terminar o relacionamento ou cortar essa pessoa da sua vida porque a reação dela te decepcionou e jogar no lixo todo um passado de bons momentos e um enorme desrespeito com a histórias dos dois, sem falar em toda a alegria que aquela pessoa já te deu antes. 

Nessas horas o que deve nos guiar não são as palavras rudes que estamos ouvindo, mas sim as verdades que estão dentro da gente.






Levar tudo pro lado pessoal não adianta. 

Quando eu me sinto magoada, eu costumo me perguntar de que forma essa sensação pode me ajudar. Será que vale a pena levar isso pro lado pessoal? Até que ponto eu tenho mesmo controle das minhas emoções? Pra virar esse jogo só tem um jeito: escolher perdoar e honrar a realidade do outro.

Levar as palavras que você ouve para o lado pessoal pode afetar todos os aspectos da sua vida. É dar poder demais para aquela pessoa, que na maioria das vezes, falou mesmo sem pensar. 

Você pode escolher o quanto você vai deixar essas coisas afetarem você. O peso que a palavra do outro tem na sua vida é você quem dá. 






Você se basta. Você é um ser completo.

Não há palavra nesse mundo que possa diminuir o seu valor quando você acredita em si mesmo. O seu brilho e a sua luz não podem ser apagados por ninguém. Mas, você precisa acreditar neles. Não há como apagar o amor que há em você, ele foi pintado com tinta permanente! Acredite no seu poder!

Hoje quando sinto alguma decepção, procuro não me afastar daquela pessoa, tento entender a verdade por trás daquela reação e me curar da decepção aos poucos.

A vida e as pessoas são imperfeitas. A gente vai se decepcionar e vai acabar decepcionando alguém também, muitas e muitas vezes. Cada um de nós escolhe o peso e o valor que vai dar a cada uma dessas decepções. Escolher relevar e perdoar vai deixar tudo muito mais leve e bonito. 


Por Simone Vieira Resende


Um comentário:

Unknown disse...

Nossa! mas, isso é muito difícil de fazer!